terça-feira, 10 de janeiro de 2012

III Congresso Mundial para o Apostolado dos Leigos


Em Outubro de 1967, António Quadros fez parte da delegação nacional ao III Congresso Mundial para o Apostolado dos Leigos em Roma, subordinado ao tema O Povo de Deus no Itinerário dos Homens que reuniu três mil pessoas vindas de 108 países tendo sido orador no Plenário do Congresso e nomeado, pelos quatro grupos linguísticos nele representados, porta-voz do «carrefour» "A apresentação da mensagem cristã ao mundo de hoje". Sobre este congresso, que provocou "verdadeiro alarme", "nos corredores do Vaticano e um pouco por todo o mundo" vale a pena ler o texto "Um congresso muito polémico", de Joana Lopes, publicado em 2007 no livro Entre as Brumas da Memória (Âmbar, 2007, pp.102-106). Segundo a autora foram "muito importantes as repercussões deste acontecimento que fugiu ao controlo dos próprios organizadores e que teve um eco muito grande na Igreja em geral e na portuguesa de um modo muito especial." 

Alguns dos temas abordados:

  • Condenação das práticas racistas e da discriminação racial e religiosa.
  • Defesa dos direitos das minorias, com menção concreta de solução justa para o problema dos refugiados da Palestina.
  • Prática de políticas realistas relativas à expansão demográfica.
  • Importância dos meios de comunicação social e seu compromisso com os oprimidos e desfavorecidos.
  • Plena igualdade de direitos do homem e da mulher na Igreja, e estudo do acesso das mulheres às ordens sacramentais.
  • Pedido no sentido de a doutrinação da Igreja sobre regulação da natalidade reconhecer aos pais a responsabilidade pela escolha dos métodos técnicos adequados.
  • Participação de leigos na eleição dos Bispos.

O texto de Joana Lopes pode ser lido aqui e as resoluções do congresso aqui.

6 comentários:

Liceu Aristotélico disse...

Um Congresso, diga-se de passagem, que deve ter feito as delícias do comunismo internacional...

Joana Lopes disse...

Do comunismo internacional???? É preciso não saber do que fala, desculpe que lhe diga...

Liceu Aristotélico disse...

Esclareça-me, então, ó sabichona.

Liceu Aristotélico disse...

Entretanto, sobre o apregoado quão louvado «aggiornamento da Igreja como força motriz do progresso dos homens», aqui ficam alguns informes relativos ao Pacto de Metz (1962), já de si responsável pelo silêncio absoluto do Vaticano II no tocante ao comunismo: http://www.catolicismo.com.br/materia/materia.cfm/idmat/F6AA4716-3048-313C-2E289E0017D7FD25/mes/Mar%C3%A7o1991.

Depois, vamos lá ver quem é que não sabe do que fala.

JAB disse...

Bom dia. Permiti-me citar o texto na minha página no FB com este texto:
«Gosto da vida por ser assim, plural, em constante fazer-se, progredindo pela luta de contrários. Outro dia a propósito de uma polémica que ainda subsiste falei na Igreja Católica. Distingui a de Pedro e a de Paulo. Houve quem me acusasse, como se a um monolito de estar a atacar "a" Igreja. Como se houvesse só uma de entre todas e em cada uma apenas uma. Como se isto que li esta manhã não mostrasse a unidade na diversidade, a convulsão tumultuosa da Fé que move montanhas, a contemplação que regenera as almas. Obrigado ao António Quadros Ferro por me ter permitido ler o excerto que publico, a mim que de católico tenho apenas a memória de um passado já longínquo».

Liceu Aristotélico disse...

Que farfalhudas maravalhas!...