sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Antologia do conto fantástico português

Fernando Ribeiro de Mello / Edições Afrodite, 1974.
"Com a presente antologia, que não é nem poderia ser definitiva, procurou-se reunir alguns dos textos mais significativos do conto fantástico na literatura portuguesa. Iniciando-se no Romantismo – a época em que o género floresceu e garantiu direito de cidadania -, atravessando os inúmeros “ismos” da segunda metade do século XIX e da presente centúria, esta antologia abrange uma vasta panorâmica de autores, desde Alexandre Herculano aos representantes da novíssima geração literária."

Para além de António Quadros com o conto "Pesadelo", figuram nesta antologia Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Fialho de Almeida, Raúl Brandão, Mário de Sá-Carneiro, Ferreira de Castro, David Mourão-Ferreira, Ana Hatherly, Vítor Silva Tavares, António Barahona da Fonseca, entre muitos outros.
----------------------------------------------
O Pesadelo

"Não me envies mais morte, Senhor. (...) Não a morte, não. (...) Porque é preciso lutar, Senhor? São provas que exiges? É na destruição que se funda o amor? 
Ninguém respondeu e até mesmo os pássaros desapareceram ao ouvir o seu lamento. As cinzas tinham-se alargado à paisagem estreita. Onix caminhava numa planície negra, sem árvores, sem flores, sem ervas, enquanto o sol iluminava agora a terra com uma luz sombria e pardacenta.."

António Quadros

Sem comentários: