segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Plena consciência

"(..) a filosofia portuguesa não tem vocação para ser apanágio de um grupo, ainda que o tenha sido quando as circunstâncias o impuseram; não tem vocação para ser um reduto académico, ainda que aí tenha uma importante função a desempenhar. A filosofia portuguesa importa que seja a plena consciência da realidade humana, natural e divina, capaz de iluminar a vida, o pensamento e a acção dos portugueses, numa perspectiva de universalismo que lhes é constitucional."





Joaquim Domingues, «Às novas gerações da filosofia portuguesa» in No signo do 7: 150 anos de filosofia portuguesa: actas dos colóquios. Coord. ed. Guilhermina Ruivo, Maria José Albuquerque, Pedro Martins.  Sesimbra: 2008, pp.115-121.
--------------------------------------------------------------------------------
Joaquim Carneiro de Barros Domingues, mais conhecido por Joaquim Domingues, nasceu na cidade do Porto, no dia 9 de Abril de 1946. É professor, ensaísta e um dos principais investigadores da obra de Álvaro Ribeiro e Sampaio Bruno. Entre 2000 e 2005 editou a revista Teoremas de Filosofia e é, desde 2011, membro do Conselho Consultivo da Fundação António Quadros.