terça-feira, 13 de janeiro de 2015

A face cansada da minha mãe


"O salão era excessivamente grande para mim, os cães ladravam para o agouro das trevas, eu estava só no mundo. De longe, da minha infância perdida, veio a ternura da memória, a face cansada de minha mãe, a luz suave de tudo para nunca mais. E uma saudade densa caiu-me, como um peso, na alma. E chorei longamente, um choro recolhido, só choro para mim. Chorei quanto pude, até que a noite foi minha irmã e eu fui irmão da noite, um diante do outro, calados e de mãos dadas. (…) Desde então, sentimo-nos mais sós. Solidão estranha e inquieta. Erguia-se como um muro da desconfiança mútua, do receio da derrota e humilhação, da avidez do triunfo. Pequena guerra infantil, sim. E no entanto, como me agride ainda a sua crueldade! Decerto porque o peso da dor nada tem que ver com a qualidade da dor. Porque a dor é o que se sente e nada mais. Desisto definitivamente de me iludir com a minha força de adulto sobre o peso de uma amargura infantil. (...)." 

 Vergílio Ferreira
Manhã Submersa (1954)

Sem comentários: